6 December 2013

Celeriac and grainy mustard soup / Sopa de raíz de aipo e mostarda de grão.


I love soup and the way I enjoy it more is as a meal on itself.
A hot bowl of soup and a chunk of bread..., and you don't need anything else...
It is so comforting and warming.
Soups can be sophisticated and delicious without being boring and predictable and that's what I love about this soup and its flavour.
ingredients (serves 6):
70g unsalted butter
2 leeks, trimmed and sliced
2 celery hearts, trimmed and sliced (inner leaves reserved)
800g celeriac, peeled and chopped
salt and ground white pepper
1l chicken or vegetable stock
1 tsp grainy mustard
to serve:
150g bacon, diced
50g pine nuts
method:
Melt the butter in a large saucepan over a low heat.
Add the leeks, celery and celeriac. Season with a heaped tsp of salt and fry gently for 30 minutes, stirring frequently.
Add the stock, bring to the boil and simmer over a low heat for 15 minutes.
Purée the soup in a liquidiser and pass it through a sieve back into the pan.
Whisk in the mustard and taste to check the seasoning.
Meanwhile, fry the bacon in a frying pan over a medium heat, until golden and crisp.
Add the pine nuts and fry for a couple of minutes.
Remove the bacon and pine nuts from the frying pan and drain over kitchen paper.
Serve the soup in warm bowls, topped with the bacon and pine nuts and garnished wirth chopped celery leaves.
__________________


Adoro sopa e sempre gostei de sopa como uma refeição por si só e não como entrada para uma refeição.
Faço muitas vezes sopas, daquelas que todos nós fazemos, com uma combinação variada de legumes e que, para além de serem saudáveis e fazerem super bem à saúde, aquecem o estômago em dias frios.
As sopas que aqui vou publicando não são essas, as que todos nós fazemos diariamente e sabemos fazer, são sopas mais sofisticadas e com sabores diferentes e imprevisíveis e esta é, sem dúvida, uma dessas sopas!!
ingredientes (para 6 pessoas):
70g manteiga sem sal
2 alhos franceses, limpos e cortados em rodelas
2 corações de aipo, limpos e cortados em rodelas (folhas interiores reservadas e picadas).
800g raiz de aipo, descascada e cortada em pedaços
sal e pimenta branca moída
1l caldo de galinha ou legumes
1colher ché de mostarda de grão
para servir:
150g lardons de bacon
50g pinhões
preparação:
Em lume brando, derreter a manteiga numa panela.
Adicionar o alho francês, o aipo e a raiz de aipo. Temperar com uma colher de chá bem cheia de sal e cozinhar gentilmente, por cerca de 30 minutos, mexendo frequentemente.
Acrescentar o caldo escolhido e, ainda em lume brando, cozinhar por mais 15 minutos.
Num liquidificador ou com uma varinha mágica, reduzir a sopa a puré.
Passar a sopa por um coador, voltando a colocá-la na panela.
Adicionar a mostarda, mexer e provar. Rectificar os temperos.
Entretanto, fritar o bacon numa frigideira, até estar douradinho e estaladiço.
Adicionar os pinhões e fritar por mais uns minutos.
Escorrer a mistura sobre papel absorvente de cozinha.
Servir a sopa em tigelas aquecidas, polvilhada com o bacon e os pinhões e as folhas de aipo picadas.

Recipe / Receita:

23 comments:

  1. De sopas assim eu gosto.
    E um prato assim para mim já dá uma refeição completa.
    Ficou bem apetitosa
    Bom fim de semana
    bj

    ReplyDelete
  2. Bom dia Lia,
    Aqui em casa somos fãs de sopa, pelo sabor, serem refeições leves e praticidade, esta é sem dúvida muito saborosa.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ReplyDelete
  3. Essa sopa ficou muito bonita e, certamente com um sabor bem diferente!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ReplyDelete
  4. Sem dúvida uma sopa diferente e muito elegante minha querida Lia!! A apresentação está primorosa e o sabor certamente surpreendente e agradável ao paladar, adorei!! Também me encantei com a louça tão linda!!

    Beijos e um excelente fim de semana!!

    ReplyDelete
  5. Uma sopinha tão apelativa e aconchegante!

    ReplyDelete
  6. It looks creamy and so delicious!

    ReplyDelete
  7. Olá, Lia

    hum, um creme com tão bom aspecto e com uma cor bem deliciosa e aconchegante perfeitos para estes dias frios, gosto bastante do sabor do aipo mas não é muito fácil arranjar por estes lados.

    beijinhos

    ReplyDelete
  8. Eu gosto de sopas com os ingredientes em pedaços, mas tenho de concordar que este creme está lindo...
    Beijinhos

    ReplyDelete
  9. Uma receita de sopa bem diferente, mas que ficou com óptimo aspecto! Muito cremosa como eu gosto :)

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  10. Boa noite, Lia! Nunca provei raiz de aipo, mas tenho visto tantas sugestões com ele que ando com vontade de experimentar!
    Bjs e bom fim de semana!

    ReplyDelete
  11. Bem diferente esta sopinha!
    Não tenho por hábito usar muito o aipo, mas quero começar a comprar mais vezes,(adorei num risotto que fiz e comi hehe), nem que congele em pedacinhos.
    Acho que esta sopa deve ser fabulosa, super cremosa e adoro com o bacon na ilha flutuante, que seduz, seduz, sim!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  12. Oi Lia querida!
    O aspecto dessa sopa está divina.
    Parece bem saborosa.
    Essa louça é muito elegante.
    Beijos
    http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  13. Lia querida,
    eu também adoro uma sopinha principalmente à noite, são pratos leves e sempre apetitosos, como essa que vc fez, os ingredientes e apresentação perfeitos!

    Bjs ♥

    ReplyDelete
  14. Também faço sempre sopa, normalmente daquelas que todos nós fazemos, mas esta encheu-me as medidas.
    Gostei muito.
    Um beijo e boa semana

    ReplyDelete
  15. agora cai mesmo bem pois aqui esta mt frio e uma sopinha assim que maravilha gostei mt da tua sugestao mt boa bjs bd

    ReplyDelete
  16. Isto sim, é uma sopa bem apresentada e reconfortante, muito completa!
    Beijinhos, boa semana ;)

    ReplyDelete
  17. Uma sopa bem diferente, é verdade. Ficou muito cremosa, como eu gosto e deve ser deliciosa.

    Bjs

    ReplyDelete
  18. Amiga querida,

    Um requinte este teu creme, apresentado com um cuidado extremo ! :)
    Tem sabores inovadores para um creme, mas que decerto eu provaria e repetiria sem dúvida, pois que adoro a combinação dos mesmos ! :)
    Mais uma proposta tua que adorei reter ! :)

    Um beijinho grande *

    ReplyDelete
  19. Olá Lia

    Nunca fiz uma sopa assim parecida como essa, que me cativou assim que a vi e olhei para os ingredientes. Deve ser super reconfortante.

    Passa no meu cantinho e participa no passatempo que está a decorrer:

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/12/passatempo-faz-tua-receita-com-produtos.html
    Beijinhos e boa semana

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  20. Gostei desta tua sopa tão original e de aspecto tão ...Gourmet! Será das fotos ? Será por ter imaginado o aroma e os sabores?
    Agora vou confessar-te: nunca comi nada com aipo nem sei bem o que é raiz de aipo. Não faz parte da tradição da minha infância e só muito tarde, quando comecei a passear pelos blogs de Culinária é que fui aprendendo. Até já vi no Supermercado, mas não comprei porque não sei o que fazer com ele. Acho que tem um aroma tão forte que receio que ninguém por aqui goste. Mas ao ver esta tua receita fiquei bem curiosa. Será que me aventurarei a fazer alguma vez?...Bjs. Bombom

    ReplyDelete
  21. Eu ando numa onda de experimentar sopas, e esta tua parece-me mesmo muitíssimo bem :)
    beijinhos amiga

    ReplyDelete
  22. Adorei esta sopa diferente, acho que nunca provei nada parecido

    ReplyDelete