24 January 2014

No knead chorizo bread / Pão sem amassar de chouriço.


I was dying to try this bread since the day Lenita published it and after that, I saw it in so many websites and in so many versions that this time I decided to give it a try and the result is unbelievable surprising, both texture and flavour!


ingredients:
3 cups plain flour plus extra to roll and dust
1 tsp dried yeast
1 tsp fine sea salt
1 1/2 cups lukewarm water
125g diced chorizo
method:
Stir the flour, salt, yeast and water in a bowl. As soon as they come together, stop and don't touch it anymore.
You'll have a very ugly and sloppy dough but don't be impressed or thinking that you did something wrong.
Cover the bowl with clingfilm and leave it on your counter or inside the oven something between 12 to 18 hours.
Preheat the oven to 220ºC  with a cast iron or ceramic casserole with lid inside.
After that time, the dough will look bubbly and puffy and will be very sticky to the touch.
Turn the dough onto a very well floured surface and sprinkle half the chorizo over it.
Fold it over itself, sprinkle with the remaining chorizo and fold again.
Take the casserole out of the oven, dust the base with flour and put the bread inside the pan. Cover with the lid and bake for 30 minutes.
After that time, take the lid off and bake for another 20 to 25 minutes.
Cool on a wire rack and you'll have the best crusty and delicious bread in the neighbourhood.
__________________


A primeira vez que vi este pão foi no blogue da Lenita e fiquei logo tentada a fazê-lo. Entretanto, já o vi em tantos blogues e em tantas versões diferentes, que não resisti mais e tive de o experimentar.
Arrependida? Muito, mas só de não o ter feito logo no dia que fiquei a salivar por ele no blogue da Lenita, pois é dos melhores pães que já comi na vida e acreditem, porque eu sou uma grande "pãoseira"...
Segui a receita da Lenita, sendo as únicas alterações que fiz, as seguintes:
  1. Só utilizei 1 colher chá de fermento biológico seco.
  2. O meu levedou por 13 horas e não deixei levedar segunda vez, ou seja, depois de o moldado, foi logo para o tacho e para o forno já bem quentes.
O resultado é um pão fabulosamente delicioso,com uma crosta super crocante e estaladiça e um interior de comer e chorar por mais!


Recipe / Receita: Tentações sobre a mesa.

33 comments:

  1. Olá Lia,
    Este pão é mesmo bom demais! Demais porque de tão bom e tão fácil de fazer dá vontade de repetir e repetir!
    Ainda me lembro do comentário da minha filha... em tudo idêntico ao teu "este é o melhor pão que já fizeste"!
    o teu ficou magnifico, com uma côdea bem crocante e um interior de ficar imediatamente a salivar!
    Se não soubesse diria que se trata de um pão de uma padaria de renome!
    Obrigada por me incluíres neste teu post.
    Bjs

    ReplyDelete
  2. Tem realmente mesmo bom aspecto e agora fiquei eu a salivar!!
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  3. Adoro um pão assim com esse aspecto
    E com chouriço ficou perfeito.
    Bjs

    ReplyDelete
  4. Bom dia Lia,
    Lindo pão, é irresistível tanto na apresentação como no delicioso sabor e é uma receita prática.
    Bom fim de semana, beijo,
    Vânia

    ReplyDelete
  5. Lia querida,

    que nos vieste tu trazer, já tenho mais que uma receita tua de pão para experimentar, ainda tinhas o salsa verde e eu já apontava.
    Realmente este pão tem tudo de bom, nada complicado de fazer, nada de esforço que maravilha e o facto de ficara essas horas todas a levedar ainda ajuda mais, adorei e está tão bonito e com essa louçinha toda é um encanto.

    Beijinhos e um bom fim de semana

    ReplyDelete
  6. Que maravilha!
    Ficou com um interior fantástico.

    ReplyDelete
  7. Hummmm delícia de pão, super tentador! A apresentação ficou maravilhosa! Bjos!

    ReplyDelete
  8. Tem um aspecto rústico e delicioso!

    ReplyDelete
  9. Fantástico, vou guardar.
    Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ReplyDelete
  10. Ai ai ai, Lia... Que aspecto!
    Eu adoro doces mas este tipo de salgadinhos são uma perdição ainda maior.
    Excelente pãozinhp!

    Bjinhos
    Susana

    ReplyDelete
  11. ficou um pao mt a meu gosto adoro o pao com chouriço ja levo uma fatia humm bjs bfs

    ReplyDelete
  12. Lia, que tentação. O pão ficou lindo e com um aspecto tão apetitoso.
    Já comia uma fatia... grande!

    Beijitos*

    ________________
    Ana Teles | Telita :: Telita na Cozinha

    ReplyDelete
  13. Uma mesa posta a rigor para receber um magnífico Pão sem Amassar e ainda por cima recheado com chouriço! Eu já tenho uma receita de pão sem amassar, mas nunca experimentei. Depois de ver o vídeo da Lenita e a receita, deu-me a tentação de meter as mãos na massa! Obrigada por teres partilhado. As receitas do Tentações à Mesa, da Lenita, são sempre especiais. Beijinhos daBombom

    ReplyDelete
  14. Lia minha querida,
    estou encantada pelas fotos, que lindas!
    Amo fazer pães esse vai p/ minha lista.
    Já fiz uma receita de pão da Lenita, deu certinho ficou tudo de bom!
    Esse seu ficou um espetáculo, arrasou!

    Bjs, bom fds junto a sua família ♥

    ReplyDelete
  15. Fiquei rendida :)
    Que aspeto guloso, acho que vou testar.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  16. Adoro pão! Faz anos que ando com vontade de experimentar este tipo de pão, mas acabo sempre por adiar. A ver se o coloco nos objectivos do ano :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  17. Que maravilha de pão Lia.
    Tem uma crosta super apetitosa bem ao meu gosto e com chouriço melhor ainda .
    Só pode ser delicioso.
    Beijocas doces.

    ReplyDelete
  18. Querida Lia: tal como tu sou uma grande "pãosoeira",rsrs e este pão está fantástico!!! Parece mesmo de uma padaria de renome.Simples e fácil de fazer, só é pena demorar tanto tempo a levedar,pois já estava a pensar fazê-lo hoje para apresentar às minhas visitas logo. Mas ele há de ser feito, de certeza. Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  19. Minha querida amiga Lia, que fotos maravilhosas e que pão divino, rústico, lindo e saboroso!! Fiquei encantada, tenho que experimentar esse belo pão, já levo a receita comigo!!

    Beijinhos

    ReplyDelete
  20. Eu também sou uma grande pãozeira e ando a sonhar também com o meu próprio pão com chouriço! :-) Um dia destes sai do forno! Porque já se sabe que quando a gente mete uma receita na cabeça... não há nada a fazer!

    ReplyDelete
  21. Lia
    Isto não se faz!!
    Não posso comer só um bocadinho, tenho de comer mesmoooooo todo
    :)

    ReplyDelete
  22. Uau Lina,estou com água na boca!ficou perfeito o seu pão..com uma distribuição perfeita de chouriço na massa.Vou ter que experimentar!
    bjns

    ReplyDelete
  23. Este pão é mesmo tentador!!!
    E ficou lindo!!
    E apetitoso!
    E...
    Bjs

    ReplyDelete
  24. Vou ficar com esta receita! Ficou com óptimo aspecto, Lia!
    Adorei!
    Beijinho

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt

    ReplyDelete
  25. This bread looks amazing!
    Crisp from the outside and so tasty with these flavorful chorizos.
    Great recipe, thanks for sharing!

    ReplyDelete
  26. Bela Lia, eu também sou muito pãozeira! Esse pão está lindo e o melhor é não dar trabalho a fazer ;)
    Beijinhos, bom domingo!

    ReplyDelete
  27. Uau Lia!
    Bem, vou só ali buscar um guardanapo para limpar o queixo, que só me salivo :)
    Adorei o pão, a crosta perfeita, o interior lindo. E super simples de fazer sem amassar.
    Imagino-o a sair do fonro, ainda quente, com o cheirinho a chouriço a espalhar-se pela casa, que coisa boa!! E adoro os props lindos de esmlate, fofos.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  28. Uau, que pão mais lindo!
    Amo pão e aqueles com a crosta crocante são os meus preferidos! Quero experimentar uma versão vegetariana:)
    Te desejo uma linda semana.
    Bjim
    Léia

    ReplyDelete
  29. Lia,

    Os pães sem amassar são um milagre da natureza e ficam excelentes ! :)
    Já fiz vários, mas nunca os fiz recheados, o teu está perfeito, lindíssimo e tem uma crosta que apetece trincar ! :)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  30. Nham Nham!
    Eu e o pão temos uma relação só de amor ;)
    A charcutaria não é o meu forte, mas esta versão deixa-me com tanta vontade de experimentar! Fica para o próximo sábado. Depois te digo se resultou.
    Um beijinho de boa semana,
    Guida

    ReplyDelete
  31. A única coisa que me saiu, foi OMG!!!
    Este no Knead bread foi o primeiro que passou pela minha cozinha, quando todos os outros eram um verdadeiro fiasco!!!
    Olha sabes que me fizeste lembras as feiras la da Santa terrinha!! É que com paozinho com chouriço, tinha que haver caldo verde!!!
    Mas nao sou esquisita, aceito o café e um bom naco de pao!!!
    Beijinhos triplicados,
    Mena.

    ReplyDelete
  32. Sem amassar... ADORO! Só essas duas frases dizem tudo, vou guardar a receita :) beijo

    ReplyDelete