3 February 2014

Coconut cake / Bolo de côco.


Being myself a coconut and a Donna Hay lover, I cant realise why it took me so long to try this fabulous Donna Hay coconut cake...
Actually, it was only when Marmita published it on her blog that I realised how delicious that cake would be and I didn't rest until I gave it a try.
The truth is, that it is indeed an absolutely delicious cake and its texture is so moist that it keeps for 2 to 3 days without drying out.
And because tomorrow is my dear friend Catarina's (Kinhas) birthday, this cake is for her.

ingredients (serves 8 to 10):
250g butter, softened
275g caster sugar (I used 75g coconut sugar and 200g caster sugar)
1 tsp vanilla extract (I used vanilla paste)
4 eggs
300g self raising flour, sifted (if you don't have self raising flour you can use plain flour and add 2 tsp baking powder per each 150g of flour).
80g desiccated coconut
250ml milk
method:
Preheat the oven to 160ºC and grease very well a bundt tin or any tin with a hole in the centre.
Beat the sugar and butter until light and creamy.
Add the eggs, one at a time, beating well.
Add the flour, coconut and milk and beat until combined.
Spoon the mixture into the tin and bake for 1 hour or until a skewer inserted in the centre of the cake comes out clean (mine cooked in 50 minutes).
Cool the cake in the tin for 10 minutes.
Turn it out onto a wire rack to cool completely.
I served it just sprinkled with icing sugar, but if you want to serve it the Donna Hay way, you can mix 640g sifted icing sugar  with 80ml boiling water and whisk until smooth.
Spoon this icing over the cake and allow it to set before serving.
__________________


Ora bem, sendo eu louca por côco e uma fã incondicional da Donna Hay, ainda não consegui perceber porque é que demorei tanto tempo para fazer este bolo, mas enfim, como mais vale tarde que nunca...
bom, a bem dizer da verdade, foi quando a Marmita o publicou no blogue dela que eu fiquei de água na boca e não lhe consegui resistir-lhe mais e o resultado final foi o que podem ver!!
E como amanhã é dia de festa e a minha (nossa) querida Catarina (Kinhas) faz anos, a ela dedico este bolinho super delicioso e com uma textura fabulosa.
ingredientes (para 8 a 10 pessoas):
250g manteiga, amolecida
275g açúcar refinado branco (eu usei 75g de açúcar de côco e 200g de açúcar refinado branco)
1 colher chá de extracto de baunilha (eu usei pasta de baunilha)
4 ovos
300g farinha de trigo com fermento, peneirada (caso não tenham farinha com fermento, usar farinha de trigo branca e adicionar 2 colheres chá de fermento para bolos, por cada 150g de farinha. Neste caso, 4 colheres chá de fermento para 300g de farinha).
80g côco ralado
250ml leite
preparação:
Aquecer o forno a 160ºC e untar muito bem uma forma para bolos com buraco ou uma forma para Bundt.
Bater a manteiga com o açúcar, até obter uma mistura bem cremosa.
Adicionar os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição.
Adicionar a farinha, o côco e o leite e bater até incorporar.
Deitar a mistura na forma e levar ao forno por cerca de 1 hora, ou até que um palito inserido no meio do bolo saia limpo (o meu cozeu em 50 minutos).
Retirar o bolo do forno e deixá-lo arrefecer por 10 minutos na própria forma.
Desenformá-lo sobre uma grelha para completo arrefecimento.
Eu servi o meu polvilhado com açúcar em pó, mas caso queiram fazê-lo exactamente como o da Donna Hay, misturem 640g açúcar em pó com 80ml de água a ferver e batam bem até obter uma mistura macia. Deitar a mistura sobre o bolo e deixar repousar até a cobertura ficar firme.


Recipe / Receita:

34 comments:

  1. Excelente sugestão esta de hoje, Lia! Também adoro coco e este aspecto fez-me crescer água na boca! ;)
    Beijinhos e levo essa fatiazita, sim?! ;)

    ReplyDelete
  2. Olá Lia

    Que aspeto fantástico e guloso. Adoro coco.

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Olá é bom não é :) Fico feliz por ter sido eu a dar a ideia para fazeres mais um bolinho! Adoro a forma, beijo

    ReplyDelete
  4. Está tão bonito!! E aposto que tb delicioso :) Uma boa semana!

    ReplyDelete
  5. Parece delicioso! Tens formas tão bonitas que todos os bolos ficam lindos =)

    ReplyDelete
  6. Ele já tinha ficado debaixo de olho no marmita, apenas ainda não consegui o açúcar de coco, deixaste-me de água na boca, outra vez, com esse bolo.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Lovely flavors! A wonderful cake.

    Cheers,

    Rosa

    ReplyDelete
  8. Eu adoro coco e este bolo ficou maravilhoso

    ReplyDelete
  9. Bom dia Lia,
    Sem dúvida a Catarina vai ficar encantada com este belíssimo bolo, que combina praticidade com delicioso sabor.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ReplyDelete
  10. Olá Lia,

    A tua forma é muito bonita e o bolo tem um aspecto muito convidativo ! :)
    Também adoro coco, pelo que me saberia lindamente uma generosa fatia dele !

    Beijos

    ReplyDelete
  11. I love coconut desserts - this cake looks beautiful and delicious.

    ReplyDelete
  12. Lia querida,

    oh já tinha visto a receita na Marmita mas claro que por aqui açúcar de coco não vais ser fácil arranjar:)
    Mesmo assim gostei deste bolinho assim que o vi, fofo e com uma textura suave, uma delicia certamente e tão simples de fazer e essa forma é tão fofinha.

    Beijinhos e uma boa semana

    ReplyDelete
  13. Lia,
    esse bolo deve ser mesmo bom!
    E acho que nem teria reparado nele com olhos de ver se a Marmita não o tivesse feito.
    Mesmo vindo ele desse livro que é um dos meus favoritos :)
    Adoro o aroma a coco, e ando super entusiasmada com o açúcar de coco, a farinha de coco, o oleo de coco, as lascas de coco, eheh, adoro mesmo!!
    O teu ficou lindo nessa forma, adoro com o açúcar em pó e a cor fabulosa do interior.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  14. tb sou fan de tudo que leva coco o teu bolo ele esta 5* mt bonito adorei a tua forma mt bonita bjs bs

    ReplyDelete
  15. Mais um bolo lindíssimo que nos trazes! Eu também adoro côco e também sou fã da Donna Hay :)
    Vou guardar a receita para fazer em breve!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  16. Adoro bolos de coco.
    O eu além de lindo tem um interior divino
    bj

    ReplyDelete
  17. Querida Lia: nunca me canso de admirar os teus bolos nessa linda forma. Tenho uma que simplesmente receio usar com medo que o bolo saia todo desmanchado :( Também gosto de coco nos bolos, embora os maiores fãs sejam o meu marido e o meu filho. Parece delicioso!!
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  18. Bom dia querida!
    A Catarina vai amar este bolo, pois ficou lindo e irresistível!
    O melhor que foi feito com carinho.
    Eu sou fã incondicionalmente de coco, imagino o sabor desse bolo...hummmmmmmmmm!

    Bjs, ótima semana ♥

    ReplyDelete
  19. Mas que lindo está, tão guloso!

    ReplyDelete
  20. amiga que bolo perfeito ;;ameiiii bjokas doces

    ReplyDelete
  21. Lia querida.
    Este bolo ficou "perturbadoramente" vistoso e gostoso.
    Também sou fã da Donna Hay e como adoramos coco aqui em casa, lógico que ele vai ser feito, principalmente depois do teu aval.
    O seu interior ficou demais.
    Este bolo é uma verdadeira DELICIA.
    Beijinhos e boa semana.

    ReplyDelete
  22. Só há poucos anos comecei a apreciar bolos de coco. Quando era pequena não conseguia suportar o sabor do coco e agora adoro. Devia ser pancada de miúda.... ehehehe
    O teu bolinho tem um aspecto fantástico! Adoro a forma!
    beijinhos

    ReplyDelete
  23. Minha querida e doce Lia,
    Não me perdoaria nunca, deixar em branco tão belo presente que me ofereces pelo meu aniversário que este ano tem um sabor bem mais especial!
    Adoro bolos de coco se bem que raramente os faço pois o senhor da casa não aprecia mas a tua forma que ando há séculos a namorar em breve tem de aterrar pelos Alpes :-)
    Presentes simples são o que mais aprecio pois vão de encontro à minha personalidade e tu como já me conheces bem sabias que eu ia gostar deste bolinho! De coração te agradeço!

    Beijinhos

    ReplyDelete
  24. Olá Lia,
    estive imenso tempo sem conseguir comentar no teu blog (acho que o teu blog não gosta de mim).
    Mas finalmente consigo deixar umas palavras nas tuas maravilhosas receitas.
    este bolo ficou lindo e eu, simplesmente, adoro coco!

    ReplyDelete
  25. Também gosto muito de bolo de coco e este bolo está lindo
    Beijokas

    ReplyDelete
  26. Lia, what a beautiful cake...I love the idea of using coconut sugar...this would be perfect with a cup of coffee...
    Have a wonderful week my dear :D

    ReplyDelete
  27. Lina,que aspecto delicioso!Gosto muito de admirar bundt cakes mas ainda não fiz.Nunca me lembro de comprar uma forma adequada!Também gosto de coco nos bolos e tenho certeza que irei gostar desse bolinho.
    bjns

    ReplyDelete
  28. Ai Lia Lia,
    A Catarina vai adorar, está tão lindo e de certeza bem guloso.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/02/bolo-magico-de-baunilha-e-limao.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ReplyDelete
  29. Ah, mas que bolo tão lindo e saboroso, e o melhor de tudo: sem ser complicado,
    Adorei, e já copiei a receita pra fazer em casa,
    Aproveitando, gostaria de perguntar: tenho uma forma dessas mas não consigo de modo algum que meu bolo saia dela sem despedaçar completamente, mesmo tendo untado bem e enfarinhado como se deve, será que existe algum truque?
    Um abraço,
    Renata

    ReplyDelete
  30. Lia... Tens cada forma mais bonita!!!!
    Que bolinho MARAVILHOSO ;-)
    Faz um favor à je... Manda-me um email de cada vez que postares alguma coisa!!! Please.
    Muitos e muitos beijinhos
    Cuca

    ReplyDelete
  31. Que apresentação majestosa!
    Esse bolo tem tudo para ser uma delícia!
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt

    ReplyDelete
  32. Que lindo bolo, o formato é fantástico! :D

    E além que deve ser uma delícia, adoro coco!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  33. Que lindo bolo! E de côco é certamente excelente!

    Bjinhos
    Susana

    ReplyDelete
  34. Eu definitivamente estou a ficar senil!!!!
    Menos mal que vim aqui espreitar este bundt outra vez e me dei conta que nao tinha comentado!!!
    :)) A Kinhas ficou contente de certeza, mas eu ainda mais e tu sabes porquê!!!
    Agora o que precisava mesmo era de uma fatia generosa desse bundt pro café!! Passa-me logo a senilidade!!
    Um beijinho Madame bundette mais linda!!!
    Mena.

    ReplyDelete