26 March 2014

Carob flour croissants / Croissants de alfarroba.


As I wrote on Monday, last week I was experimenting some of my favourite blogs recipes and this carob croissants recipe was one of those that couldn't be delayed anymore and the result was stunningly delicious and the croissants very moreish.
ingredients:
420g plain flour
80g carob flour
500g butter, chilled and cut into cubes
5g sea salt
250ml ice cold water


method:
To make the puff pastry, sift the flours an salt into a bowl.
Add the cubed butter and rub them in loosely.
Make a well in the centre and add in the water, mixing until you have a firm rough dough.
Cover with clingfilm and leave to rest for 20 minutes in the fridge.
Turn the dough onto a lightly floured surface and roll it in one direction only, until you have a 20 x 90cm rectangle. Try to keep the edges straight and even.
Take the short edge of the pastry nearest to you and fold it up a third, then fold the top edge down a third to have a rectangular block.
Give the dough a quarter turn (90º) and repeat the same process as above.
Wrap the dough in clingfilm and refrigerate in the fridge for 30 minutes.
Remove the pastry from the fridge, unwrap and give it two more rolls and folds.
Wrap again and rest in the fridge for another 30 minutes before using.
To make the croissants, roll out the rested dough to 3mm thick.
Cut the dough into 9 x 21cm triangles. Place the dough triangles on a lightly floured surface with the right angle away form you. Roll the croissant towards the right angle point and curl the dough roll around into a traditional crescent shape.
Place the croissants 10cm apart from each other on baking trays lined with baking paper.
Preheat the oven to 190ºC.
Lightly egg wash the croissants and bake for 15 minutes or until golden brown.
Leave to cool on a wire rack before serving.
__________________


Como escrevi no post de segunda feira, a semana passada testei algumas das receitas das que me estavam debaixo de olho desde o dia que as proprietárias dos respectivos blogues as publicaram e estes croissants de alfarroba, fisguei-os logo no dia que a Helena os publicou e claro, não descansei enquanto não os reproduzi e que maravilha que são!!
Se querem experimentar esta iguaria, vão ao blogue da Helena que está lá a receita toda e muito bem explicadinha!

Recipe / Receita: Sabores de Canela.

34 comments:

  1. Bom dia Lia,
    Os croissants ficaram lindos, elegantes e apropriados a nos proporcionar um agradável e saboroso lanche.
    Beijo,
    Vânia

    ReplyDelete
  2. Mas que bom aspeto têm os teus croissants. Pena que cá em casa sou a única fã da alfarroba senão era receita para fazer concerteza. Beijinho

    ReplyDelete
  3. Não sou fã de alfarroba, mas a minha sogra adora e os teus croissants ficaram perfeitos!

    ReplyDelete
  4. Ficaram tão bonitos os croissants, uma cor linda da alfarroba! :)
    Sem dizer que devem ser muito saborosos!
    Beijinhos*

    ReplyDelete
  5. Que lindo, adoro a cor que a alfarroba dá a tudo onde toca! ficaram lindos, aposto que a Helena vai adorar!

    ReplyDelete
  6. Uau! Belos croissants! Gosto muito de alfarroba, por isso interesso-me sempre que vejo uma receita com este ingrediente. Mas esses da Helena passaram-me ao lado! Vou já espreitar também o post dela.

    ReplyDelete
  7. Uau que lindos....Ficaram mesmo perfeitos....
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  8. Lia,

    gosto tanto de farinha de alfarroba, amanhã será dia de fazer panquecas mas com esta farinha, mas ao ver os teus croissants já fiquei na dúvida:)
    Lindos e tão perfeitos, devem ser mesmo tão bons e gulosos, realmente o que mais me chateia são as voltas e dobragens que se dá a massa mas tenho que tentar.

    Beijinhos querida

    ReplyDelete
  9. Lia minha querida,
    sou doida pra experimentar farinha de alfarroba, ainda não vi por aqui.
    Teus croissants estão lindos e pela receita deliciosos!

    Bjs, sucessos sempre ♥

    ReplyDelete
  10. Lia minha querida, como ficaram lindos, chiques e perfeitos seus croissants!! Nunca experimentei alfarroba e sou muito curiosa para experimentar, está na minha enorme lista de experiências culinárias. Essa receita certamente já foi pra lista, pois está com um aspecto irresistível de muito deliciosa!!
    Beijo grande!!

    ReplyDelete
  11. amiga estao 5* se nao soube-se que era alfarroba dizia que era de chocolate estao 5* ja levo um para o meu pequeno almoço humm bjs bs

    ReplyDelete
  12. Querida Lia: nunca tinha visto croissants de alfarroba e adorei o aspeto dos teus.Parecem verdadeiramente deliciosos.
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  13. Boa noite, Lia!
    Gosto muito de usar alfarroba e acredito que estes croissants tenham ficado deliciosos!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  14. Também me piscaram o olho, estes deslumbrantes croissants, no sabores de Canela. Adoro alfarroba e usu-a tantas vezes. Deve ter um sabor divinal. ;) É uma receita a ser feita, sem dúvida. ;)
    Beijinho.

    ReplyDelete
  15. Olá Lia:)

    Que croissants lindos e deliciosos. De alfarroba nunca comi mas aposto que iria adorar, a experimentar:)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  16. Olá Lia
    Que lindos croissants...
    Nunca usei farinha de alfarroba.
    A julgar pelo aspecto devem estar deliciosos.
    Bjinhos

    ReplyDelete
  17. Ficam com uma cor bonita né! Por aqui nunca vi essa farinha mas tenho vontade de provar, já vi muitas receitas com ela pela net!
    Beijos

    ReplyDelete
  18. Lia querida
    Ficaram perfeitos! Adorei vê-los aqui saídos da tua cozinha.Fico contente por teres gostado e agradecida por teres experimentado :)
    Um grande beijo

    ReplyDelete
  19. Wow Lia, your croissants look perfect, love the layers...they sure look so good...you are so talented!
    Hope you are having a nice week my dear :D

    ReplyDelete
  20. ai no que tu foste falar e o que tu foste fazer... Eu adoro alfarroba! ! ! Ando há tanto tempo para fazer uma tarte que uma vez comi no Algarve de Alfarroba e ainda não fiz!
    Os teus croissants devem ser espetaculares!
    Bjs amiga
    Ana

    ReplyDelete
  21. Adoro crossaintes e esses ficaram mesmo maravilhosos

    ReplyDelete
  22. Che brava!! Sono bellissimi, complimenti!!!
    Un abbraccio!!!

    ReplyDelete
  23. Que lindos croissants, Lia! Uma perfeição :)
    Nunca tinha visto croissants de alfaborra, mas fiquei muito curiosa!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  24. Querida Lia,
    adoro croissants! São uma verdadeira perdição para mim!
    Vi que os fizeste no instagram e fiquei com eles fisgados!
    Devem ser tão bons de alfarroba :)
    Ficaram lindos querida.
    Um beijinho

    ReplyDelete
  25. Ficaram lindos e devem ser tão bons, minha querida! Vou ter que experimentar!

    ReplyDelete
  26. Oh Lia... Croissants! OMG... Adoro!
    Dos doces aos salgados... Tu dás cabo da minha dieta, querida ;-)
    Beijoquinhas
    Cuca

    ReplyDelete
  27. Acreditas que nunca fiz croisants?
    As receitas da Helena são sempre óptimas :)
    Um beijo enorme

    ReplyDelete
  28. Que aspecto lindo!
    Massa tão folhadinha!! Top!

    ReplyDelete
  29. Oh como eu adoro alfarroba!
    E croissants :)
    E tu conseguiste!! Amiga, ficaram perfeitos.
    Nunca fiz croissants assim, de raíz e tão perfeitinhos, só mesmo estilo brioche e uns mais profissinais mas num workshop.
    Fico sempre com receio. Mas lembro-me bem destes da Helena, por levarem alfarroba fiquei logo com vontade de comer um :)
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  30. Amiga,

    Ficaram lindos, lindos, os teus croissants e tão perfeitos !! Tens imenso jeito para os tender :)
    Nunca comi comalfarroba, mas "cheira-me" que iria gostar e muito !!

    Beijinhos

    ReplyDelete
  31. Eu adoro croissants!!! Tão originais estes com alfarroba!! Adorei o aspecto :) E já comia um!!!
    beijinhos

    ReplyDelete
  32. Ja quando os vi no blog da Helena, fiquei com vontade de os fazer! Agora vens tu assim de mansinho, e "botas" isto aqui, como se uma fosse de ferro!!
    Assim nao pode ser Mana!!!! Eu tenho tanta coisa para experimentar, que nao sei se algum dia vou conseguir!
    Mas este é sim ou sim!!!
    Beijinhos triplicados,
    Mena.

    ReplyDelete
  33. uma vez vi o jamie oliver num programa a dizer assim: "não faço massa folhada em casa porque dá muito trabalho, compro sempre feita e só espero que o meu professor de pastelaria não esteja a ver isto..." portanto, é caso para dizer, Lia 1 - Jamie 0!! :p

    ReplyDelete