4 April 2014

Prawn tostada / Tortilhas com camarão.


Sometimes I buy books and when I am reading them, there are recipes that appeal to me straight away and some others, or either I even don't notice them, or I don't give them much importance, and this one was one of them.
Well, saying that, when I first got this book, I didn't find it anything special and now, that I'm watching the series of Gordon Ramsay's Ultimate Home Cooking on TV, I totally changed my opinion about the book.
It's amazing how we can change our minds and just because I'm watching him preparing mouthful plates of food and all of them better than the previous ones, I totally fell in love with the book.
So, this meal is  fresh and delicious, packed full of flavour, vibrant colours and contrasting textures.
Very easy to prepare, it makes a fabulous light and relaxed lunch.



ingredients (serves 4):
400g raw king prawns, peeled, clean and deveined
2 garlic cloves, peeled and very finely sliced
1tsp chilli flakes
olive oil
2 ripe avocados, peeled, stoned and diced
4 spring onions, trimmed and finely chopped
1 red chilli, seeded and finely sliced
8 to 12 radishes, trimmed and quartered
8 to 12 cherry tomatoes, halved
juice of 1 lime
2 baby gem lettuce, shredded (I used a bag of mixed leaves)
small bunch of coriander, chopped
4 corn flour tortillas
salt and freshly ground black pepper
method:
Put the prawns, garlic, a drizzle of olive oil, salt, pepper and chilli flakes inside a bowl. Mix well and set aside.
Put the avocados, chilli, spring onions, radishes and tomatoes inside another bowl and mix together. Taste and season with salt and pepper and half the lime juice.
Mix well and stir in the lettuce and coriander and set aside.
Heat a dash of oil in a frying pan. Extract the prawns from their marinade and fry them for about 2 minutes on each side, or until they are cooked through.
Sprinkle the prawns with the remaining lime juice and stir to combine.
Toast the tortillas on a dry frying pan until nicely coloured.
Divide the salad between the tortillas and serve topped with the prawns.
__________________



É engraçado como ás vezes a nossa opinião pode mudar de repente e por coisa pouca, ou seja...
Já me aconteceu várias vezes, comprar livros e depois, ao lê-los, achá-los "normalitos", ou nada de especial e este foi um deles, tanto que ainda só tinha testado uma receita nele contida.
Ora bem, agora que estou a ver na televisão o programa do Gordon Ramsay's Ultimate Home Cooking, vejo o senhor a preparar pratos maravilhosos em família e sempre com os filhos a ajudar, pratos cada um melhor que o anterior e de dar água na boca e dou por mim a pensar porque é que não achei piada ao livro de início.
Esta conversa toda para dizer que o livro é espectacular e estou completamente rendida a ele e assim sendo, esta é a segunda receita a sair deste livro e garanto-vos que não será a última.
Recheado de sabor, cores vibrantes e texturas contrastantes, este, que para o senhor Gordon e família é um pequeno almoço, foi para nós um almoço leve, fácil de preparar e super delicioso.



ingredientes (para 4 pessoas):
400g camarão cru, descascado, arranjado e limpo
2 dentes de alho, descascados e fatiado muito finamente
1 colher chá de flocos de malagueta
azeite q.b.
2 pêras abacate, descascadas, descaroçadas e cortadas em cubos
4 spring onions, arranjadas e cortadas em rodelas finas
1 malagueta vermelha, sem sementes e cortada em rodelas (eu não usei)
8 a 12 rabanetes, arranjados e cortados em quartos
8 a 12 tomates cereja, cortados ao meio
sumo de 1 lima
2 alfaces pequenas cortadas (eu usei um saco de mistura de folhas de salada)
um ramo pequeno de coentros frescos, picados
4 tortilhas de farinha de milho
sal e pimenta preta q.b.
preparação:
Colocar os camarões numa taça, juntamente com os flocos de malagueta, os alhos laminados, sal e pimenta e um fio de azeite. Envolver tudo muito bem e reservar.
Numa taça à parte, colocar a pêra abacate, a malagueta em rodelas, as spring onions, os rabanetes e os tomates e misturar tudo. Temperar de sal e pimenta, regar com metade do sumo da lima.
Adicionar a alface e os coentros picados, mexer e reservar.
Entretanto, aquecer um fio de azeite numa frigideira. Retirar os camarões da marinada e fritá-los no azeite quente, por cerca de 2 minutos de cada lado, ou até estarem cozidos.
Regar com o restante sumo de lima e mexer.
Numa outra frigideira seca, tostar as tortilhas de ambos os lados, até começarem a ganhar cor.
Dividir a salada pelas tortilhas, cobrir com os camarões e servir.

Recipe / Receita:

33 comments:

  1. Lia, adoro este tipo de pratos, leves e saudáveis! Realmente, não me estava a ver a come-lo ao pequeno almoço, mas a uma refeição mais rápida, sim, com toda a certeza! ;)) Muito apetitoso!!
    Bjs e bom fim-de-semana

    ReplyDelete
  2. Ola Lia minha linda

    Antes de mais quero agradecer-te o teu carinho sempre la no meu blog mesmo quando eu ando tantas e tantas vezes sem postar ou a postar e nao comentar blog nenhum... Sempre presente, sempre com uma palavra de carinho!!!

    Adorei esta receita está com um aspeto magnifico, como todas as tuas receitas, deixam-me sempre com agua na boca e com vontade de estar neste momento na minha cozinha para poder ir cozinhar!!!

    Beijocas

    Margarida

    ReplyDelete
  3. Adoro tortilhas! Fazem refeições tão simples, mas cheias de sabor...as tuas ficaram lindas, um recheio super colorido!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  4. Que refeição deliciosa! Ingredientes frescos e saborosos, com uma cor mesmo tentadora.
    E graças ao teu comentário, já estou convencida a comprar o livro!

    ReplyDelete
  5. Lia querida,
    por acaso gosto do senhor!
    O que tenho testado gosto! :)
    Mas há livros que à primeira vista parecem mesmo banais! Ainda bem que te surpreendeu este! (Eu este não tenho!)
    Quanto às tortilhas com camarão estão fantásticas!
    Um grande beijinho

    ReplyDelete
  6. Que bom aspeto, adorei a sugestão!
    Bjs

    ReplyDelete
  7. Adoro este género de misturas! :-) Deve ficar delicioso.

    ReplyDelete
  8. Esta refeição é a minha cara Lia :)
    Simples, leve, deliciosa, cheia de cores e de ótimos sabores!! E tudo enrolado numa tortilha! Quem é que não é feliz a comer algo assim?! ;)
    Beijinho grande e uma excelente sexta-fera *
    Vânia

    ReplyDelete
  9. Adorei ,além do aspecto delicioso tem ingredientes que me agradam
    Bom fim de semana
    bj

    ReplyDelete
  10. Uma sugestão bem agradável e leve.
    bjs

    ReplyDelete
  11. Olá Lia
    Se comer com os olhos enche-se barriga eu saía daqui sempre saciada:)
    Que aspecto maravilhoso!
    Bom fim de semana

    ReplyDelete
  12. I never get tired of Mexican food... these tostadas look AMAZING!

    ReplyDelete
  13. Por acso não tenho nenhum livro do Gordon, mas fiquei curiosa em relação a este!
    A tua sugestão agrada-me em tudo e só pode ter ficado deliciosa!
    beijinhos e bom fim de semana

    ReplyDelete
  14. Hummm que delícia de tortilhas! Super tentadoras e convidativas, amei! Desejo um feliz final de semana! Bjo!

    ReplyDelete
  15. Lia querida,
    sugestão mais que perfeita para o fds e o melhor saudável!
    As fotos como sempre maravilhosas!

    Bjs, bom fds junto a sua família!

    ReplyDelete
  16. uma sugestao mt mas mt boa adorei as fotos que estao 5* bjs bfs

    ReplyDelete
  17. Já me fartei de rir com aquilo de o Gordon fazer esta receita para o pequeno almoço! É mesmo bruto!!
    Olha eu nao sei como é o livro, porque o Ramsay nao conheço bem! Tenho visto algumas coisas com ele, mas acho que ele é um bruto, mas com bom gosto! E está visto nesta receita!
    Quanto às fotos, eu fico-me pela tuas, que ja me deixaram aqui a babar!! credooo!
    Beijinhos triplicados
    Mena.
    PS - A pequerrucha está melhorzinha! Nao te preocupes que aquilo é de raça!! :P

    ReplyDelete
  18. Lina querida, eu adoro Gordon Ramsay, esse programa ainda não passa por aqui, mas tem 2 dele que passam, um de cozinheiros, ele ensinando a cozinhar,Hell's Kitchen muito bravo por sinal hehehe e o outro é ele salvando restaurantes falidos. Gosto muito dele e suas receitas, como por exemplo essa que vc escolheu, delicioso petisco para agradar amigos e familiares. Beijinhos, ótimo final de semana

    ReplyDelete
  19. Olá Lia,
    tenho imensa pena de não comentar aqui mais vezes mas o tempo não permite :(
    as tuas receitas são muitro boas e as fotografias estão cada vez melhores!
    Um beijo enorme,
    Ana

    ReplyDelete
  20. Querida Lia: adoro tortilhas e socorro-me muitas vezes delas para uma refeição rápida e leve,mas com camarão nunca fiz. A minha filha que estava aqui ao lado, quando viu as tuas, pediu logo para eu experimentar. Devem ficar deliciosas.
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  21. I know what you mean...I have heaps of books/recipes which are like that- you don't really care for them until something comes up and all of a sudden, you find it the most amazing boo/recipe! haha..... your prawn tostada looks amazing!

    ReplyDelete
  22. Esse prato está tão cheio de cor, com ingredientes que adoro, que não me importaria de o tomar ao pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  23. Uma refeição leve, deliciosa e prática!! Gostei imenso desta receita :)

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  24. Esta refeição está mesmo a meu gosto, vou-me servindo de uma tortilla, pode ser? ;)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  25. Que receita colorida e variada nos sabores! Gostei e vou experimentar por estes dias, porque aqui pela Alemanha, curiosamente, já se faz sentir um calorzinho que convida a pratos mais leves.:)
    De facto, não me passaria pela cabeça comer estas tortilhas ao pequeno-almoço... hehe Mas para almoço são perfeitas.

    Beijinhos e bom domingo!* :)
    Olivia

    ReplyDelete
  26. Ai que boa tortilha, está tão linda!!! A fazer brevemente ;)
    Beijinhos, bom domingo!

    ReplyDelete
  27. Olá Lia:)

    Que belas tortilhas! O acompanhamento é uma delícia, adorei.
    Já comia:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  28. O nome que sempre ouvi para o que chamas aqui de tortilha foi "apas"...
    É engraçado como dependendo da zona assim mudam as denominações da comida ;-)
    Têm muito bom aspecto e a minha dieta, (ando a precisar!), vai ter que incluir estas tuas tortilhas deliciosas.
    Beijinhos grandes querida.
    Cuca

    ReplyDelete
  29. Querida Lia, que sugestão tão gostosa, colorida e repleta de ingredientes que adoro, uma super tortilha, amei!! Beijinhos

    ReplyDelete
  30. Lia,

    pois então preciso de ver mais uns programas do senhor pois também nunca fui com a cara do home,, acho um bocadinho mauzão:)
    mas por ai tenho que fazer como tu para ver se o Gordon ganha lugar de destaque.
    Gosto tanto de refeições leves e suaves, estas tortilhas estão fantásticas perfeitas para um piquenique e tão fáceis, bonitas cores Lia.

    beijinhos querida

    ReplyDelete
  31. Amiga,

    Eu gosto desse Senhor, apesar dos pesares ! É preciso entendê-lo para se conseguir gostar dele, temos de vestir "a pele" dele e assim o perceberemos ! :)
    Por vezes acontece-me o mesmo que tu em relação aos livros, e que bom quando acabam por se revelar uma bela supresa como foi o caso !
    E essas tortilhas estão fantásticas e muitissimo bem acompanhadas ! :)

    beijinhos

    ReplyDelete
  32. Ah, a minha relação amor ódio com o Gordon mantém-se! hehe
    Eu não gosto muito de o ver em certos porgramas de televisão, o seu ar austero e a F word sempre pelo meio, mas depois cejo os livros e adoro!! adoro a qualidade, as receitas, como elas saem bem.
    E etse último livro dele é lindo sim :)
    Ando encantada e que engraçado, umas das primeiras receitas que marquei foram estas tostadas e aqueles copinhos de manga que já fizeste.
    É um senhor! E tu tb :) hehe
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  33. I love what you guys are usually up too. This sort of clever work and coverage!

    Keep up the good works guys I've incorporated you guys to my blogroll.

    ReplyDelete