18 June 2014

Apple Tart tatin / Tarte tatin de maçã.


Last week I realised that I never made an apple tarte tatin and therefore, I had to give it a go and I have to say that it turned out pretty delicious and quite gorgeous...
ingredients:
1 x 375g pack of puff pastry (I used this homemade one)
150g caster sugar
30g butter
6 Golden Delicious apples, peeled, cored and quartered


method:
Preheat the oven to 200ºC.
Put the sugar into a ovenproof 20cm frying pan and heat gently without stirring until it turns golden brown.
Remove the pan from the heat, add the butter and stir.
Roll the puff pastry on a lightly floured surface and cut a circle slightly bigger than the pan.
Place the apples, interior side down into the caramelised pan and cover with the puff pastry, tucking the edges down the side of the pan.
Bake for 25 minutes or until the pastry is golden brown.
Remove form the oven and allow to rest for 1 or 2 minutes before inverting it on a serving plate.
Serve the tart warm with vanilla ice cream.
__________________


Na semana passada apercebi-me que nunca tinha feito uma tarte tatin de maçã, ou seja, a original e vai daí, resolvi que seria desta que perderia o medo à dita e lhe daria uma oportunidade.
Bom, em termos de sabor, posso garantir-vos que será uma receita a repetir muitas vezes e em termos de apresentação, até acho que não ficou nada mal, certo??
ingredientes:
375g de massa folhada (eu usei desta massa folhada caseira)
150g açúcar refinado branco
30g manteiga
6 maçãs Golden Delicious, descascadas, descaroçadas e cortadas em quartos




preparação:
Aquecer o forno a 200ºC.
Colocar o açúcar numa frigideira que possa ir ao forno, com cerca de 20cm de diâmetro.
Aquecer o açúcar em lume médio a brando, SEM MEXER, até que este caramelize.
Retirar a frigideira do lume, adicionar a manteiga e mexer.
Entretanto, sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada, estender a massa folhada e cortar um círculo ligeiramente maior que o diâmetro da frigideira.
Colocar os quartos de maçã na frigideira, com o lado interior virado para baixo e cobrir com o círculo de massa folhada.
Entalar a massa folhada para debaixo das maças, a toda a volta da frigideira.
Levar ao forno e cozer por cerca de 25 minutos, ou até a massa folhada estar douradinha.
Retirar a frigideira do forno e deixar arrefecer 1 minuto ou dois, antes de virar a tarte para um prato de serviço.
Servir a tarte quente com gelado de baunilha.


Recipe / Receita:
Lia - Lemon & Vanilla.

28 comments:

  1. Bom dia Lia,
    Eu acho a tarte Tatin, uma perdição em beleza e sabor é irresistível, adoro, esta ficou perfeita.
    Beijo,
    Vânia

    ReplyDelete
  2. Das minhas tartes favoritas!
    A tua ficou linda!!!

    ReplyDelete
  3. Ficou com um aspecto delicioso! Quero essa fatia só para mim ;)
    Bjinhos

    ReplyDelete
  4. Que tarte linda e super saborosa!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ReplyDelete
  5. Confesso que não sou grande adepta mas o homem da casa babou-se todo quando comeu em Paris na ladurée. Vou roubar a tua receita. Os anos dele estão a chegar ;)

    beijinhos,
    viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

    ReplyDelete
  6. Simplesmente divina! O aspecto e apresentação ficaram perfeitos hummmm eu quero, manda uma fatia pra mim, Lia! Bjo

    ReplyDelete
  7. Tenho de fazer esta tarte tatin, à anos que ando para fazer é tão simples e passa sempre. A tua ficou muito linda. Bjos

    ReplyDelete
  8. Já fiz mas de pêra e adorei.
    Essa deve ter ficado deliciosa.
    Essa fatia seria muito bem vinda
    bjs

    ReplyDelete
  9. Que tarte deliciosa e tão bonita

    ReplyDelete
  10. Olá Lia,
    a tua tarte ficou mesmo bonita, um verdadeiro clássico!
    beijinhos

    ReplyDelete
  11. Olá Lia,
    a tua tarte ficou mesmo bonita, um verdadeiro clássico!
    beijinhos

    ReplyDelete
  12. Esta tarte já me anda no olho à muito tempo é simples e já me disseram que é deliciosa:)

    A tua mostra isso mesmo ficou linda, fantástica e não privei mas acho que ta mais que deliciosa:)

    Beijinho querida

    ReplyDelete
  13. Olá Lia!

    Deve ser uma maravilha...e de apresentação está uma tarte mesmo linda!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  14. Olá, Lia!
    Adorei a sugestão, obrigada pela partilha! A mim remete-me para bons momentos descontraídos à mesa...
    Beijinhos,
    Ana

    http://danossacozinha.blogspot.pt

    ReplyDelete
  15. Sem medos, Lia, pois que ficou bela a tua Tatin ! :)
    São tão boas estas tartes, que podemos variar consoante as frutas que temos ao dispôr !
    Para mim está linda ! :)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  16. Tem um aspeto maravilhoso! Ando há algum tempo para pôr a minha receita de tarte tatin lá no blog, adoro come-la com um bocadinho de gelado de baunilha =)

    ReplyDelete
  17. Gosto tanto minha amori! :)
    Não faço muitas vezes porque já sei que abuso, adoro massa folhada.
    E a tua caseirinha que eu quero experimentar deve ficar bem melhor que as tradicionais que fazemos com massa de compra.
    Uma tarte perfeita para comer com gelado de baunilha.
    Sirvo-me já, ainda não jantei, mas dessert first!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  18. amiga esta perfeita mt bonita parabens esta 5* bjs bs

    ReplyDelete
  19. Lia querida,
    uma receita tão simples, com poucos ingredientes e tem um resultado tentador!
    Torta de maçã é sempre bem vinda!

    Bjs, fique com Deus ♥

    ReplyDelete
  20. Ficou linda querida Lia :)
    Gosto tanto de maçã :)
    Também nunca fiz, mas olhando para a tua fico com água na boca.
    Um grande beijinho

    ReplyDelete
  21. Ficou linda! Eu gosto muito de tarte Tatin. Com uma bola de gelado, então, fica uma delícia!!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  22. Lia querida,

    ai não ficou nada mal mesmo, eu cá acho que está perfeita e com essa cor caramelizada tão boa dá vontade de ir por já o dedo.
    POis massa folhada caseira tenho mesmo que me aventurar nela, bem fico-me com a desculpa que ainda não arranjei um tempinho.
    Vou buscar a bolinha de gelado para acompanhar esta tua delicia.

    beijinhos

    ReplyDelete
  23. Ai, Lia! Fiquei a babar com essa tarte deliciosa!Feita com massa folhada caseira, deve ser de bradar aos céus e como ela ficou tão linda nessas fotos!! Apetecia-me devorá-la todinha, sem deixar migalha :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  24. Oh Lia...what a beauty...I love the color...so elegant and yes, perfect with come ice cream.
    Thanks for the recipe dear...hope you are having a colorful week :D

    ReplyDelete
  25. Sou louca por essa torta,
    a sua Tarte Tatin ficou divina, parabéns!

    ReplyDelete
  26. Que maravilha de aspeto, querida Lia!! Também nunca experimentei tarte Tatin, mas ao ver a tua, fiquei cheia de vontade.
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  27. Lia minha querida, sua tarte ficou lindíssima e super charmosa!! Sabe que eu também nunca fiz uma tarte tatin original. Depois de ver essa sua delícia aqui acho que vou arriscar…rsrs

    Beijinhos e um ótimo fim de semana!!

    ReplyDelete
  28. Gosto tanto! E é tão simples, não é? Ficou muito bonita a tua tarte tatin :)

    ReplyDelete